quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

mangá-retratos


Aproveitando a nossa conversa sobre rostos da aula 33, vamos agora tratar de algo mais prático: retratos.
Para desenhar o retrato de alguém, ainda que seja estilo mangá, não basta simplesmente desenhar um rosto que se assemelhe com o da pessoa. É importante sempre captar a expressão dela, assim como detalhes que dão uma peculiaridade a ela. Seja um sorriso característico, um jeito de olhar, uma
curva diferente no nariz, o formato da cabeça... é sempre possível traduzir esses detalhes em mangá.
Pegamos aqui um exemplo bem radical: uma pessoa não japonesa. Perceba que o desenho mantém características de mangá, mas também mantém detalhes particulares do rosto da pessoa. Muito contrário do exemplo seguinte:
Compare os dois desenhos. O segundo foi feito usando mais estereótipos de um rosto de mangá. Mas veja que no primeiro o formato do nariz está mais fiel, a curva na parte de cima dos olhos está arredondada, o rosto está mais alongado e a sobrancelha segue melhor a expressão da pessoa. E não é por isso que deixou de conservar as características dos desenhos japoneses.
Ainda que exista uma forma de se fazer mangá, isso não significa que você deve se prender a formatos padrão de olhos, nariz e formatos de rosto.
veja estes:
 A pose está muito simétrica, o que nos faz perder interesse pelo desenho, ele fica muito estático (mais detalhes na aula 30) e o rosto não está muito expressivo. Existem diversas possibilidades de como refazê-lo, mas seguem as dicas com um exemplo de como fazer: coloque uma expressão mais acentuada, que mostre mais do personagem e movimente mais o corpo, só uma leve curvada no tronco para quebrar a simetria e veja como o desenho ganha mais vida.
. A figura no geral está boa, mas existem detalhes a se acertar. Por ser um desenho com traço mais realista, repare como o nariz ficou falso. A parte de baixo do nariz se liga ao rosto de uma forma diferente. E o queixo ficou sem volume, mesmo nas mulheres o queixo é um pouco cheio.
E ficamos por aqui com a nossa lição! Boa sorte com os seus retratos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário