sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

mangá-plantas


Plantas

Desenhando Árvores



    Irei fazer um pequeno apanhado sobre o desenho de árvores, mostrando algumas imagens para servirem de referência e comentando-as.

    Desenhando uma árvore de um jeito simples e eficaz:


    Agora um pinheiro:

    Árvore ao vento e exemplo de raízes:

    Topo da árvore:

    O tronco, nunca deve ser reto, deve possuir várias irregularidades e o desenho deve apresentar riscos que dão o efeito da casca da árvore.

    Aqui vai um exmplo da textura de madeira, assim que o seu tronco deve ficar preenchido:



    Os galhos, respeitam o mesmo princípio do tronco, porém os galhos são bem mais finos, é claro.

    Existem épocas do ano em que as árvores perdem as suas folhas e ficam compostas apenas pelo tronco e galhos:

    Agora vamos falar das folhas. Cada tipo de árvore tem em geral uma folha específica, diferindo de outras folhas em tamanho, cor e forma. Observe as árvores ao seu redor e treine essa diversidade.

    Folhas ao vento, é muito legal de se desenhar umas folhinhas voando pela paisagem, dá ao desenho um toque de ar livre, liberdade.

    E por fim, vamos falar da grama, que apesar de não ser uma árvore preenche o espaço em torno dela, no chão. A grama pode ser alta, baixa, em pé, caída, parada, ao vento, em tufos e aos montes. Treine um pouquinho de cada jeito.



Espero que tenham gostado desse pequeno resumo que eu fiz. Observem e treinem 

Desenhando uma Tulipa



    Na minha opinião desenhar flores é bem complicado, principalmente rosas.

    Eu vou descomplicar um pouco a situação e mostrar como desenhar uma tulipa.

    É bem simples, rápido e com um bom resultado final. Eu gostei muito desse tutorial, que apesar de bem curto é bem objetivo e eficiente.


    Uma pêra sendo desenhada apartir de 2 círculos. É aquilo que eu falei no outro post, é pegar um elemento a ser desenhado e associá-lo com uma figura geométrica. Mãos à obra então.

Começamos com dois círculos:

Unimos os dois:

Começamos a sombrear:

Esfumaçamos um pouco:

E colocamos as sombras para dar volume:

A mesma técnica usada em outras posições:
 
 

mangá-roupas



    Só um lembrete: As roupas acompanham o corpo e para cada movimento do corpo existe um movimento específico das roupas. Treine bastante e aprenda a "dança" entre corpo e roupa.
 
É por isso que esse post vai ser uma sequência de imagens de diferentes tipos de roupas femininas. É um arsenal de criatividade vestuária.

    Logo eu postarei outras roupas e não só femininas.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

mangá-maos


Olá a todos que acompanham a seção de mangá! Nesta lição vamos abordar um tema que muitos têm dificuldade: mãos.
A mão é uma parte que exige um estudo especial. É cheia de articulações e consegue fazer diversos movimentos complexos. Um jeito de esboçar e facilitar o desenho é dividi-la em partes:
Dessa forma já fica mais fácil destrinchar as mãos. E o melhor treino é desenhar obsevado a própria mão, em muito casos vai ser a melhor referência que pode ter! Se você for destro e precisar desenhar a mão direita, não vai ter jeito: desenhe a esquerda primeiro e depois faça o desenho dela invertido.
. Vejam como os dedos parecem varas tortas, não obedecem às articulações. E atenção ao detalhe: o pulso não consegue dobrar mais do que 90º. Na correção os braços estão visíveis por baixo da roupa para que vejam melhor.
. Aqui deixamos a pose mais natural, pois estava muito "dura" e forçada. Por mais que as mãos estejam em posições complexas, vejam como a pose fica mais relaxada e mais à vontade. Esse é um caso que não tem jeito, só observando a própria mão para conseguir fazer.
E ficamos por aqui! Espero que consigam treinar melhor o desenho de mãos e para não precisar esconder ou de desenhá-las sempre fechadas. Seus desenhos ficarão muito mais expressivos!

mangá-retratos


Aproveitando a nossa conversa sobre rostos da aula 33, vamos agora tratar de algo mais prático: retratos.
Para desenhar o retrato de alguém, ainda que seja estilo mangá, não basta simplesmente desenhar um rosto que se assemelhe com o da pessoa. É importante sempre captar a expressão dela, assim como detalhes que dão uma peculiaridade a ela. Seja um sorriso característico, um jeito de olhar, uma
curva diferente no nariz, o formato da cabeça... é sempre possível traduzir esses detalhes em mangá.
Pegamos aqui um exemplo bem radical: uma pessoa não japonesa. Perceba que o desenho mantém características de mangá, mas também mantém detalhes particulares do rosto da pessoa. Muito contrário do exemplo seguinte:
Compare os dois desenhos. O segundo foi feito usando mais estereótipos de um rosto de mangá. Mas veja que no primeiro o formato do nariz está mais fiel, a curva na parte de cima dos olhos está arredondada, o rosto está mais alongado e a sobrancelha segue melhor a expressão da pessoa. E não é por isso que deixou de conservar as características dos desenhos japoneses.
Ainda que exista uma forma de se fazer mangá, isso não significa que você deve se prender a formatos padrão de olhos, nariz e formatos de rosto.
veja estes:
 A pose está muito simétrica, o que nos faz perder interesse pelo desenho, ele fica muito estático (mais detalhes na aula 30) e o rosto não está muito expressivo. Existem diversas possibilidades de como refazê-lo, mas seguem as dicas com um exemplo de como fazer: coloque uma expressão mais acentuada, que mostre mais do personagem e movimente mais o corpo, só uma leve curvada no tronco para quebrar a simetria e veja como o desenho ganha mais vida.
. A figura no geral está boa, mas existem detalhes a se acertar. Por ser um desenho com traço mais realista, repare como o nariz ficou falso. A parte de baixo do nariz se liga ao rosto de uma forma diferente. E o queixo ficou sem volume, mesmo nas mulheres o queixo é um pouco cheio.
E ficamos por aqui com a nossa lição! Boa sorte com os seus retratos!

mangá-desenho da cabeça humana


Olá a todos!
Desta vez vamos abordar um assunto que tem sido muito freqüente nas dúvidas dos nossos visitantes. Muitos aqui gostam de desenhar retratos, então vamos falar sobre rostos e o desenho da cabeça humana.
É comum uma pessoa que quer desenhar procurar algum material didático para ter alguma orientação inicial. A maioria dos livros e revistas que ensinam desenho costumam mostrar a seguinte forma de esboçar:.
Mas muitas vezes é difícil de entendê-la e como usar na hora de fazer o rosto e como encaixar o desenho nela, não é mesmo?
Vamos entender melhor: o rosto divide-se em 4 partes iguais. Se você traçar 3 linhas horizontais para dividir o rosto em 4, elas vão passar na altura do nariz, na altura dos olhos e onde termina a testa.
O formato da cabeça é oval. Para esboçar, desenhe um círculo e faça um prolongamento para baixo, que corresponde ao maxilar e vai até o queixo. Lembra que o rosto divide-se em 4 partes? 3 dessas divisões correspondem ao círculo e 1 delas ao prolongamento, ou seja: depois que desenhar o círculo, faça um prolongamento que mede um terço da altura do círculo.



Nos livros essas divisões são mostradas porque são didáticas. Repare quantas informações tiramos delas! Servem de guia para sabermos a proporção da cabeça e onde encaixar cada um dos elementos do rosto.Na prática não precisamos marcar tudo isso na hora do esboço. Muitas medidas acabamos fazendo a olho mesmo. Desenhe apenas o círculo e o prolongamento do maxilar, e então marque o eixo que passa na altura dos olhos e o eixo vertical que passa no meio do rosto. Essas duas linhas se cruzam no centro da cabeça e são úteis para orientar o ângulo para onde está virada.
A partir daí é só desenhar!

mangá-exercicios de coordenação


Olá! Estamos com mais uma lição de desenho e
desta vez vamos tratar de algo um pouco diferente.

O assunto desta vez, apesar de não ser desenho propriamente dito, é algo fundamental para quem desenha e quer treinar sério. Vamos falar de exercícios de coordenação motora.
Aí você deve estar se perguntando: "o que tem de tão fundamental assim?"
Um ponto muito importante para quem desenha é o movimento que se faz para desenhar. Quando escrevemos, apoiamos o antebraço na mesa e traçamos linhas apenas movimentando o pulso. Veja que esses movimentos são curtos e limitados. Para desenhar, é preciso fazer movimentos amplos e desenhar todo tipo de forma. Para isso, temos que traçar com o braço todo livre, sem apoiar na mesa.

No começo é difícil traçar linhas sem apoiar o braço na mesa. Afinal, isso só se consegue com treino. Para isso, existem alguns exercícios que vão ajudar bastante. Firme bem a folha com a outra mão e faça-os com o braço livre, sem apoiar na mesa:





Se de início estranhar desenhar com o braço não apoiado, você pode fazer os exercícios segurando o lápis da seguinte forma:
Faça esses exercícios sempre antes de desenhar. Acredite, eu faço bastante até hoje! Com o tempo você vai perceber que o seu traço vai ganhar mais beleza e vai fluir melhor!

mangá-proporção

aula5

Olá! Aqui estamos com mais uma lição de mangá!
O assunto desta vez é algo fundamental para quem desenha: a proporção.

Você passa pelo problema de fazer um desenho e a pessoa parecer ter ficado torta, com uma parte do corpo fora do lugar, muito grande, ou muito pequena?
Isso é um problema de proporção!

Pensar em proporção é algo mais simples do que parece. Na hora de desenhar, o melhor recurso para manter uma proporção correta na figura é comparar medidas de uma parte do corpo com outra, encontrar as medidas semelhantes e achar relações entre as partes que compõem a figura. Para entender melhor:

Vamos dar uma olhada em alguns desenhos de visitantes do site:



Este desenho foi mandado por Orochimaru Hatsumi. Repare que a pessoa ficou muito magra, os braços e as pernas estão compridos demais. Dando uma arrumada na figura, também aproveitamos para colocar mais movimento na pose.




O desenho acima é de Matheus Mota. Repare que as figuras ficaram com as cabeças e os tórax muito grandes, e os quadris e as pernas estão muito pequenos. Quando estamos desenhando pessoas juntas, medir a proporção também significa ver a relação entre as alturas das pessoas. Veja que a menina, mesmo sendo criança, está com uma estatura baixa demais.

mangá-movimento



Olá a todos! Estamos retomando as lições de mangá! Agora trazendo mais dicas para você que gosta de desenhar.
Vamos começar falando algo importante: movimentar a figura.
 É comum quem está começando a desenhar fazer apenas pessoas em pé, totalmente estáticas. Por mais que o desenho fique bem-acabado, detalhado e bonito, veja que ele fica bem limitado em relação à infinidade de movimentos que o corpo humano consegue fazer. 1 posição de infinitas que podemos realizar realmente é um número baixo, não?
 Quando se desenha, o importante é perder essa "barreira" e tentar inventar. Algumas vezes é melhor você fazer 200 desenhos tentando uma pose que achou legal, mas é difícil, e errar do que fazer só 1 naquela pose que você já sabe de cor e tem certeza que vai ficar bom. Por isso, a primeira dica aqui é: coloque movimento no seu personagem!
 Quando eu falo em movimentar talvez você esteja pensando numa figura em total movimento, como esta:

Esse é um exemplo muito bom para treinar. Mas movimentar o personagem não é necessariamente colocar em deslocamento, o importante é mexer os músculos. Por exemplo, mesmo uma pessoa em pé parada você pode colocar algum movimento:
 Veja que no exemplo ao lado a coluna do personagem faz um S e a cabeça está levemente inclinada. Repare também nos gestos do personagem. Só esses detalhes já tiram aquela sensação de "clipart repetido" do seu desenho. Se tiver alguma dificuldade de pensar em alguma pose legal, você pode usar uma foto.

 Não falo de copiar ou fazer um retrato fiel ao da pessoa da foto, mas sim de aproveitar a pose.